IF Sudeste MG

O que é o IF Sudeste MG

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições criadas nos termos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, vinculados ao Ministério da Educação.

Os Institutos Federais (IFs), assim como as Universidades Federais, estão presentes em todos os Estados brasileiros. Entretanto, enquanto as universidades, estão localizadas nas capitais ou cidades de médio porte, os Institutos promoveram a expansão da educação para municípios de pequeno porte.

Exemplificando, tem-se a Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, localizada no Município de Juiz de Fora com população residente é de 573.283; já o Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais, possui Campus na cidade de Rio Pomba, cuja população residente é de 17.959, bem como na cidade Bom Sucesso, cuja população residente é de 17.607.


Um órgão do governo federal, localizado em Municípios do interior, representa, não só oferta de educação de qualidade, de pesquisa e extensão, mas também ação do Estado na cadeia produtiva da cidade e região. Esse tipo de investimento estatal, além de transformar a cidade onde se localiza, também beneficia as localidades em seu entorno.

Outra característica dos IFs é serem pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica  - oferecida em articulação com o Ensino Médio - nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. Essas instituições disponibilizam, ainda, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação.

 
O IF Sudeste MG atua na Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes. Tem como órgão central de administração, a Reitoria, situada no município de Juiz de Fora, que, também, conta com um dos campi. Além desse, o Instituto possui unidades em Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Manhuaçu, Muriaé, Santos Dumont, São João Del-Rei e Ubá, atuando em outras cidades como polo de educação à distância.

Expansão dos Institutos Federais.

Em 2019, já são mais de 661 unidades sendo estas vinculadas a 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.

1.289

Servidores (2019)


13.115

Alunos matriculados (2019)


5.287

Auxílios Assistência Estudantil (2019)


2.775

Estudantes beneficiários Assistência Estudantil (2019)