Tutorial Liquidação de Despesas com Bolsas de Estudos
23 de outubro de 2020
Processo de Seleção do Benefício Emergencial de Inclusão Digital Aquisição de Equipamentos de Informática para Atendimento ao Estudante em Baixa Condição Socioeconômica no Contexto da Pandemia COVID-19
7 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Comentários

Gostou do projeto? Deixe seu comentário abaixo!

28 Comments

  1. CARLOS FERNANDO CERVINO disse:

    CARLOS FERNANDO CERVINO disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    31 de dezembro de 2020 às 08:27
    Com certeza um excelente Projeto; à época que fiz o então CTU, aí em Juiz de Fora – 1978 a 1981 – além de se considerar que era, e ainda é, uma escola pública, tínhamos quase que exclusivamente o privilégio de fazermos nossas refeições nos RU’s, a preços bem módicos. Caso houvesse um pagamento adicional de algum tipo de bolsa/auxílio como o agora em curso, teria sido de enorme importância para o desenvolvimento e manutenção de nossas atividades técnicas/estudantis. Parabéns aos idealizadores e aos colaboradores envolvidos no PROJETO.

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Fernando. As bolsas do IF Sudeste MG, sem dúvida, tem dado suporte fundamental para que alguns alunos tenham condições de estudar. Obrigada pelo comentário.

  2. Cynthya Marangon Silva disse:

    Parabéns pelo projeto! As bolsas estudantis são de extrema importância para a redução da desigualdade social no ambiente universitário, permitindo, assim, que todos os alunos tenham condições mais justas de se manterem no ambiente acadêmico, concluindo a graduação com a tranquilidade merecida, a fim de ter um formação completa para, posteriormente, contribuir com a sociedade como profissional. As bolsas, muitas vezes, são indispensáveis para custear não só materiais didáticos, mas também moradia e transporte, o que é vital para a retenção dos estudantes no tão sonhado ensino superior. Tema de grande relevância!

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Cynthya, você tem toda razão. Em um país tão desigual como Brasil, sem o suporte da Assistência Estudantil, alunos em condições de vulnerabilidade econômica tem menos chances de se manter estudando.

    • Raimundo Xavier Dias disse:

      Boa noite a todos,

      Parabéns pelo projeto, de fato as bolsas são fundamentais para os alunos, pois como há muitos alunos carentes, é uma boa ferramenta para amenizar um pouco a desigualdade social.

      • Patrícia Cervino disse:

        Oi Raimundo, muito obrigada pelos comentários. As bolsas de assistência estudantil são fundamentais para diminuir as desigualdades e a evasão escolar

  3. Maurita Sartori Gomes Ferreira disse:

    A democratização do ensino tecnológico, principalmente em regiões menos ou nada atendidas, é importantíssima! Especialmente o fornecimento das bolsas, que muitas vezes, são essenciais para que o jovem possa “se dar ao luxo” de estudar! Parabéns pelo trabalho!

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Maurita. Obrigada pelo comentário. No Brasil, ainda não temos condições iguais para todos os estudantes. Você tem razão, educação ainda é um “luxo” para parte da população.

  4. Natália Sousa disse:

    Parabéns! Excelente escolha de tema! Já tinha conhecimento do programa de assistência estudantil, mas não sabia que existiam 5 categorias de benefícios, achei que fosse só pela condição econômica do estudante. Informações relevantes que tive acesso por aqui. Obrigada!

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Natália, obrigada pelos comentários. Vou postar mais informações ao longo desse mês, a intenção é tornar cada vez mais conhecida a política de Assistência Estudantil.

  5. Carlos José disse:

    O site é de utilidade e encontra-se bem estruturado com as divisões organizadas por tema.

    O conteúdo de cada aba é objetivo e responde à necessidade informacional a quem busca o tema “bolsas de estudos e/ou assistência estudantil” x IF SUDESTE MG.

    A aba TAES apresenta-se no formato Time line que, no meu entendimento, permite avaliar a evolução do enriquecimento do conteúdo

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Carlos José, muito obrigada pela sua avaliação. A intenção é enriquecer o conteúdo do site.

  6. Carolina Araújo de Moraes Cervino disse:

    O presente trabalho cumpre sua função de transparência, como meio de informar a população sobre os gastos públicos, em bolsa de estudo para alunos de baixa renda. Além de informar a importância destes gastos, ao discriminar seus valores, permite um maior controle sobre seu uso como forma de combate à prática de desvio ou mal uso do dinheiro público. O livre acesso à página do site torna este controle mais efetivo, e é essencial para servir de base para outros estudos relacionados. Configura também uma forma de incentivo para que esta política de concessão de bolsa perdure, já que informa sobre a importância desta.
    Isto posto, gostaria, devido à importância deste trabalho, tomar nota de esclarecimento sobre determinado ponto. O artigo, sobre a Eficiência da Assistência Estudantil, está relacionado a que tipo de eficiência? Por exemplo, se trata de eficiência em relação à evasão escolar ou a nota dos alunos, ou o montante do uso do recurso público ou alguma outra variável?

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Carolina, muito obrigada pelos apontamentos. Informação e transparência são fundamentais para quaisquer gastos públicos. Ana Cristina Ribeiro Alvim, autora da dissertação “Estabelecimento de boas práticas na Gestão dos recursos de Assistência Estudantil numa autarquia federal de ensino com base na análise da eficiência”, é Técnica Administrativa no IF Sudeste MG. Vou pedir para ela comentar sua pergunta. Com certeza ela trará explicações relevantes.

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Carolina, muito obrigada pelos apontamentos. Informação e transparência são fundamentais para quaisquer gastos públicos. Ana Cristina Ribeiro Alvim, autora da dissertação “Estabelecimento de boas práticas na Gestão dos recursos de Assistência Estudantil numa autarquia federal de ensino com base na análise da eficiência”, é Técnica Administrativa no IF Sudeste MG. Vou pedir para ela comentar sua pergunta. Com certeza ela trará explicações relevantes.

    • Ana Alvim disse:

      Carolina, obrigada pelo seu comentário!

      A minha dissertação propõe um plano de ação, baseado em processos de melhoria, levando em consideração a eficiência da gestão dos recursos destinados para as ações da assistência estudantil.

      O conceito de eficiência que trago em meu estudo está relacionado a um indicador de avaliação de desempenho que mede o quanto se consegue produzir (serviços públicos – benefícios concedidos) com os insumos utilizados (orçamento e despesas empenhadas). Sendo assim, quanto maior a eficiência, mais serviços públicos são entregues com a mesma quantidade de insumos ou os mesmos serviços são obtidos com menor quantidade de insumos. Com a aplicação do método (Análise Envoltória de Dados), consegue-se verificar, entre as unidades estudadas, quais são as mais eficientes considerando-se as variáveis investigadas.

      Uma observação importante que você fez é sobre a evasão dos alunos. O PDI do IF Sudeste MG, que foi consultado na época da redação da dissertação, informa que a organização possui um elevado índice de evasão, que por consequência gera um desperdício de recursos públicos. Como sugestão de melhoria no processo de concessão de bolsas, o estudo em questão sugeriu um efetivo monitoramento da frequência dos alunos.

      Com relação às notas dos alunos, nas entrevistas que foram concedidas, percebe-se principalmente entre as assistentes sociais que, os alunos que ingressam no IF Sudeste MG não tiveram uma base sólida no ensino fundamental, acreditando-se não ser possível atrelar o recebimento da bolsa ao desempenho acadêmico por esse motivo. A questão do desempenho acadêmico dos alunos atendidos pela assistência estudantil foi uma limitação no meu estudo, sendo uma sugestão para investigações futuras.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida!

  7. Erika Mayrink Vullu disse:

    Excelente meio de divulgação dos projetos relativos à assistência social de nosso país, especialmente o do IF Sudeste. As informações são claras e objetivas, sem que se perca o papel informativo que cabe ao site. Parabéns!

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Érika, obrigada pelo comentário. Bom ter docente participando do site.

      • Alice Aleixo Fonseca disse:

        Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa. O tema é de extrema relevância para instituição e principalmente para os alunos.
        Acho interessante, caso seja viável, publicar informações sobre o calendário de pagamento das bolsas e o orçamento destinado às ações de assistência estudantil.
        Mais uma vez parabenizo, o site está mto bem estruturado, transparente e de fácil navegação.

        • Patrícia Cervino disse:

          Oi Alice, muito obrigada pelas suas sugestões. Você tem razão, informações a respeito das datas de pagamentos do auxílio financeiro, realizado diretamente em contas dos alunos (modalidade Bolsa Manutenção), é uma das grandes demandas da Assistência Estudantil. Quanto ao orçamento destinado às ações de assistência estudantil, minha pesquisa analisou os relatórios de gestão do IF Sudeste MG no período entre 2015 e 2019. Vou verificar a melhor forma de fazer essas postagens que sugeriu.

  8. TEREZA MARANGON disse:

    Parabéns pelo Projeto com tema de.grande relevância. Frente a grande desigualdade social em nosso país as bolsas estudantis são de fundamental importância para que alunos de baixa renda possam ter meios de se manter e completar o tão sonhado ensino superior.

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Tereza, obrigada por participar das discussões do site. Você tem razão, alunos com baixa condição socioeconômica precisam de investimentos para conseguirem se manter estudando. Mas isso não só no ensino superior, mas em todos os níveis de ensino. O escritor Mario Sérgio Cortella afirma que: “Se você acredita que educação não é um bom investimento, tente investir em ignorância”.

  9. Elisete G Fonseca disse:

    Parabéns pela sua pesquisa Patrícia! O acesso a informação e a transparência na gestão e destinação do dinheiro público e de fundamental importância. Seu produto mostra de forma clara e objetiva as informações que todos os interessados devem saber para requisitar o uso nessa modalidade de assistência. Excelente.

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Elisete, obrigada pelo comentário. Autores como Zuccolotto e Teixeira (2019) afirmam que “a transparência pode ser entendida como a gestão dos assuntos públicos para o público”. Assim, nós – servidores públicos – temos o dever disponibilizar, de forma clara, informações a todos cidadãos.

  10. Elimar Pimentel Soares disse:

    Parabéns Patrícia!!! Os alunos estarão melhor informados dos programas q podem garantir a permanência na Instituição.

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Elimar. A intenção a princípio era centralizar informações – referentes à Assistência Estudantil – não só para comunidade acadêmica, mas também para o público externo ao Instituto Federal. Mas a partir das interações entre mim e as pessoas que acessam ao site ou entram em contato direto comigo, cheguei a conclusão que postagens a respeito do que vem a ser: Trabalho, Sentido do Trabalho, Mundo do Trabalho serão úteis. Muito obrigada pela comentário.

  11. Eniete disse:

    Parabéns. Excelente trabalho. Só acho que para as pesoas que não são do IF, seria importante explicar que são os Taes e seu papel com relação a assistência estudantil e como esse trabalho contribui para a educação diferenciada e omnilateral que os IFs ofertam.

    • Patrícia Cervino disse:

      Oi Eniete. Você tem toda razão. Nós, servidores do Institutos Federais, tratamos de alguns conceitos e siglas como se fossem questões dominadas por todas as pessoas, mas isso não corresponde à realidade. Por isso os comentários têm sido de vital importância para construção do site. Não há como conseguir dar transparência às informações sem ouvir a opinião das pessoas. Muito obrigada pela contribuição.